quarta-feira, 4 de junho de 2008

CARA DE PAU

CARA DE PAU

Ausente nos dicionários, A expressão cara de pau é derivada de "caradura", vocábulo hoje menos usado. Em Portugal a expressão é "cara estanhada".
O jeito brasileiro de nomear o descaramento das pessoas que tem a capacidade de dizer barbaridades, contar mentiras ou praticar atos condenáveis mantendo sempre no rosto uma expressão impassível. é chamando-as de cara de pau.
Cínicos, desembaraçados nos maiores apertos, descaradamente, na caradura, fazem seus discursos, e, por incrível que pareça, conseguem enganar multidões que por ignorância ou conveniência se juntam a estes e sem perceberem também viram cara estanhada.
Mais que um jeito de falar, ou de se apresentar, trata-se de uma instituição mafiosa, como provam mais uma vez casos como o da farra dos cartões corporativos, dos esquemas palacianos dos "nossos" governantes, .
A cara-de-pau do político corrupto, que provoca indignação, é a mesma exibida por heróis pitorescos tidos como emblemas da nacionalidade, como Macunaíma e João Grilo, que nos divertem mas que de maneira sórdida também nos enganam.

Prof. JOAO LEANDRE JORGE

Nenhum comentário: