domingo, 23 de setembro de 2007

SINAIS GERAIS DO USO DE QUALQUER DROGA

Esta é uma pequena porção do livro LIVRE SEU FILHO DAS DROGAS que estarei lançando em novembro deste ano. Como orientação, daremos a seguir uma série de sintomas e sinais que poderão ajudar na identificação do viciado, lembrando apenas que, isoladamente esses sintomas e sinais podem não significar muito, mas em conjunto, aliados ao bom senso, darão uma segura orientação.
Antes de diagnosticar qualquer pessoa quanto ao uso de drogas com base nos sinais aqui apresentados, temos que tomar o cuidado na observação, pois alguns desses sinais podem existir sem o uso de drogas. Os itens relacionados podem estar todos presentes na pessoa do viciado ou somente alguns.
O fato de um adolescente ouvir músicas estridentes em alto som não significa que ele está usando drogas, essa é uma característica de certos adolescentes na atualidade. O olho vermelho numa pessoa pode ser uma irritação qualquer, conjuntivite, por exemplo. Se você, porém notar o conjunto de sinais aqui apresentados numa pessoa, fique atento, pois você poderá salvar essa pessoa de um grande abismo.

Mudanças bruscas no comportamento
Síndrome amotivacional, isto é, falta de motivação para as atividades comuns.
Queda de rendimento escolar ou abandono dos estudos
Queda na qualidade do trabalho ou seu abandono
Inquietação, irritabilidade, insônia ou , ao contrário, depressão ou sonolência.
Atitudes furtivas, atitudes impulsivas.
Uso de óculos escuros mesmo sem excesso de luz, camisas de manga longa mesmo sem calor.
Desaparecimento de objetos de valor, presença de comprimidos estranhos, embalagens de comprimidos, frascos de colírios, frascos de "xaropes" .
Uso de sons e alta tonalidade
Troca do dia pela noite
Olhos avermelhados

Esses itens relacionados acima são algumas das evidências na vida do viciado, porém outros sintomas acontecem dependendo do tipo de droga ingerida.
Algumas drogas trazem efeitos relaxantes nos músculos, outras mexem no sistema nervoso central, existem aquelas que tem efeito imediato, aquelas que os efeitos são retardados, existem drogas que causam dependência e outras não, algumas são alucinógenas, provocam alucinações, outras sedativas e hipnóticas, estimulantes e inalantes, enfim, a gama de informações sobre o tipo de drogas e seus efeitos serão relacionadas uma a uma.
Fala sem nexo, andar cambaleante, reflexos incertos, dificuldades de alimentação, problema de respiração, transpiração e febre, náuseas, espirro, sangue nasal, boca seca, tremores, olhos esbugalhados, dores de barriga, pânico, fadiga, são alguns dos sintomas e efeitos resultantes do consumo de drogas.

Prof. JOÃO LEANDRE JORGE

Nenhum comentário: