domingo, 19 de agosto de 2007

CÓDIGO MORSE

Uma pequena notícia no jornal anunciava um emprego numa grande empresa de navios. Eles estariam selecionando apenas uma pessoa. O requisito básico para este emprego era “entender o código Morse”. O código Morse é uma espécie de sinal usado para comunicação entre aeronaves e embarcações marítimas.
Como o desemprego era muito grande naquela região portuária, no dia da entrevista a sala da recepção da empresa estava lotada. Havia mais ou menos 40 pessoas aguardando a entrevista. O horário combinado para comparecer na empresa era 8:00 horas da manhã.

O Relógio apontava 8:00 horas: Pii pi pi piiiiiiii pi pi pi piiiiii piiiiii pi pipipi Pii pi pi piiiiiiii pi pi pi
As pessoas chegaram cedo, um pouco antes das oito, a maioria, talvez 90% dos interessados eram rapazes. Eles estavam bem vestidos e sonhavam com o emprego cujo salário era bem convidativo. Enquanto a secretária não chegava, o porteiro estava ali para recepciona-los.

O Relógio apontava 8:15 horas: Pii pi pi piiiiiiii pi pi pi piiiiii piiiiii pi pipipi Pii pi pi piiiiiiii pi pi pi
A ansiedade dos que aguardavam era evidente. Alguns roíam as unhas, outros cruzavam os dedos, arrumavam o cabelo, ensaiavam o discurso na mente enquanto esperavam a chegada da recepcionista para preencherem a ficha da entrevista.

O Relógio apontava 8:30 horas: Pii pi pi piiiiiiii pi pi pi piiiiii piiiiii pi pipipi Pii pi pi piiiiiiii pi pi pi
Depois de meia-hora, Ouvia-se a reclamação de alguns que já estavam cansados de esperar e sentiam-se incomodados porque até aquele momento ninguém sequer foi pelo menos dar uma satisfação do atraso, a secretária não chegou e o porteiro não sabia dizer o que estava acontecendo.

8:45 horas: Pii pi pi piiiiiiii pi pi pi piiiiii piiiiii pi pipipi Pii pi pi piiiiiiii pi pi pi
Existia na sala da recepção, bem no canto esquerdo, uma pequena porta azul que estava fechada. Um moço vestido de amarelo levantou-se do meio de toda aquela gente e se aproximou da porta e ficou ali parado, em pé, olhando para o relógio.

9:00 horas da manhã: Pii pi pi piiiiiiii pi pi pi piiiiii piiiiii pi pipipi Pii pi pi piiiiiiii pi pi pi
A não ser o porteiro, até aquele momento ninguém apareceu na empresa. Enquanto isso, o povo reclamava a falta de respeito pelo atraso, alguns desanimados foram embora, mas o moço de amarelo abriu a porta azul e entrou.

O Relógio apontava 9:30 horas da manhã:
A essa altura do “campeonato” os ânimos estavam acirrados e podia se ouvir palavrões e muitos reclamos. Quase metade das pessoas nem estavam mais ali. De repente surge alguém por aquela porta azul e pede silêncio.
“ Silêncio, silêncio , por favor, silêncio. Vocês podem sair, podem ir embora porque nós já escolhemos uma pessoa para admitirmos”
O tumulto começou e as pessoas questionaram: “Como Já escolheram se nós nem sequer fomos entrevistados?”.
“Calma, Calma”, respondeu aquele senhor: Nós enviamos a mensagem em “código Morse” desde às oito horas da manhã . A mensagem era essa: Pii pi pi piiiiiiii pi pi pi piiiiii piiiiii pi pipipi Pii pi pi piiiiiiii pi pi pi, ou seja, para ser entrevistado, entre pela porta azul no lado esquerdo da recepção às 9:00 horas
“Sinto muito informar-lhes, mas, A única pessoa que estava atenta e entendeu a mensagem do código Morse foi aquele moço de amarelo, por isso não é necessário entrevistar mais ninguém”.

Moral da estória: Nós perdemos várias oportunidades na vida por não entendermos as mensagens que nos são direcionadas ou talvez por não estarmos atentos a essas mensagens.

Prof. JOAO LEANDRE JORGE

Nenhum comentário: